Campanha alerta população a fiscalizar candidatos para uma eleição limpa e transparente
Fonte - Redação Gazeta Rádios e Internet)
Em ano eleitoral a preocupação para se ter uma eleição limpa e transparente mobiliza grande parte da sociedade civil organizada. E para estimular essa outra parcela que que participa do pleito somente na hora de registrar o voto obrigatório, a Associação dos Magistrados do Brasil lançou nesta sexta-feira (04), em Vitória, a campanha Eleições Limpas - Pelo Voto Livre e Consciente.
O presidente da AMB, o juiz Mozart Valadares Pires, afirmou que a campanha tem o objetivo de estreitar os laços entre a Justiça Eleitoral e a sociedade, estimulando um comportamento ético e fiscalizador do cidadão. Para que isso aconteça, a AMB propôs que no dia 26 de agosto todos os juízes eleitorais do Brasil façam uma audiência pública na comarca onde atuam.
- A participação da sociedade é essencial e imprescindível para que possamos distinguir o bom e o mal político. Temos que abolir da vida pública a pessoa que entra para a política no intuito de ganhar vantagens pessoais, defender interesses de grupos econômicos e não os interesses coletivos, afirma o magistrado.
O juiz explicou que a população deve participar do pleito, denunciando as práticas que condizem crime eleitoral. Para que essa participação seja mais afoita, todos os juízes eleitorais estão capacitados a orientar e receber qualquer tipo de denuncia que seja protocolada nos cartórios.
- Estamos pedindo aos juízes eleitorais, e esse é o principal foco da nossa campanha, que realizem audiências públicas nas comunidades, esclarecendo a população sobre como se caracteriza um crime eleitoral, quando alguém esta utilizando a máquina pública em favor de determinados grupos ou abusando do poder econômico, comprando o vota da população, explica Mozart.
A AMB, segundo o presidente, solicitou a todos os juízes eleitorais do Brasil que façam um levantamento dos candidatos registrados em seu cartório que tenham problemas com a Justiça Comum e Eleitoral. O intuito da AMB é mostrar e lembrar à população os nomes de políticos que possuem a ficha suja. No Estado, de acordo com a Escola da Magistratura do Espírito Santo, possui 60 juízes eleitorais.
Publicado em sexta-feira, 04 de julho de 2008
ENDEREÇO:
Rua Agostinho Caiado Fraga 145, Santo Agostinho, 29480-000
ATENDIMENTO:
Telefone: (28) 2101-0016
E-mail: [email protected]
ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
Segunda a sexta-feira, das 7h às 18h
HORÁRIO DAS SESSÕES:
Sessões: 1° e 3° quarta-feira do mês às 18hs